Agendamento Online

Como Evitar o Afogamento Infantil?

Como Evitar o Afogamento Infantil

👶🏿AFOGAMENTO INFANTIL É GRANDE NO BRASIL: COMO EVITAR?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, no Brasil, o afogamento é a 1º causa de morte na faixa de 1 a 4 anos, a 2º causa entre 5 e 9 anos e a 3º entre 10 e 14 anos. Para crianças pequenas, uma camada líquida de 3 a 4 cm (o que seria em torno de 3 dedos da mão juntas) representa um grande risco de afogamento. Assim, elas podem se afogar em baldes, banheiras e até vasos sanitários. Portanto:

• NÃO deixe baldes, bacias ou outros recipientes com água ao alcance de crianças menores de 5 anos. Piscinas portáteis devem ser esvaziadas e desmontadas após o uso;
• NÃO deixe atrativos, como brinquedos, próximos ou em reservatórios ou recipientes de água;
• NÃO confie em boias ou outros dispositivos de flutuação que não sejam coletes salva-vidas. Os coletes salva-vidas colocam o indivíduo em uma posição onde a cabeça e o rosto ficam fora da água. E nunca deixe a criança sozinha na água mesmo que esteja com colete salva-vidas;
• NÃO permita que seus filhos nadem em piscinas onde não haja proteção nos ralos quanto à sucção de cabelos, correntes, partes do corpo, como tampas abauladas específicas, sistemas de desarme de motobomba etc.    

Crianças menores de 5 anos apresentam maior risco de se afogar. Anatomicamente, apresentam a cabeça e os membros superiores como as partes mais pesadas do corpo. Por isso, perdem o equilíbrio com frequência ao se inclinarem para frente, e também com frequência não conseguem se erguer. Isso faz com que pequenas quantidades de água seja suficiente para que ocorra um afogamento. Lembre-se também que elas não têm maturidade, nem experiência para sair de uma situação de emergência.

POP Pediatria: Cuidado humanizado, de excelência e acessível!

Telefone: (11) 2941-1817
Telefone: (11) 2941-4000
Endereço: Segunda a sexta-feira, das 9:00 as 18:00
Agendamento Online

desenvolvimento