Agendamento Online

Urticária em crianças

Urticária em crianças, pediatra, urticária, crianças, sintomas, medicamentos, infecções, vírus, resfriado, alimentos, alergia, crônica, AINEs, antibióticos

🩺URTICÁRIA EM CRIANÇAS

A forma mais comum de urticária em crianças é a aguda. Isso quer dizer que em algumas semanas a urticária, geralmente, vai embora. No entanto, crianças também podem ter urticária crônica, com sintomas que persistem por meses ou até anos.

A urticária aguda em crianças pode estar relacionada a um dos seguintes desencadeantes:
1. Infecções virais: qualquer tipo de infecção viral, desde um resfriado comum, até uma gripe ou qualquer outro vírus podem causar urticária. Muitas vezes durante a infecção viral, a criança vai ser medicada com um analgésico, anti-térmico ou antibiótico (embora os antibióticos não sejam indicados para tratar infecções por vírus). E aí começa a confusão: será que foi o medicamento?
2. Medicamentos: são a segunda causa mais frequente de urticária em crianças. Entre os medicamentos que causam urticária em crianças, os anti-inflamatórios, analgésicos e anti-térmicos (grupo conhecido como AINEs) são os mais importantes. A urticária por AINEs pode ocorrer até 24 horas depois da administração do mesmo. Por outro lado, embora os antibióticos também possam causar urticária em crianças, a maior parte dos casos em que existe esta suspeita não são confirmados após uma investigação adequada.
3. Alimentos: são poucos alimentos que causam alergia. Para cada faixa etária, o tipo de alimento envolvido pode ser diferente. Não esqueçam que a urticária causada por alimentos se manifesta no máximo em uma hora após a ingestão, e irá se repetir todas as vezes em que aquele alimento for ingerido.

E se nenhuma dessas possíveis causas estiver associada a urticária? De fato, até cerca de 50% dos casos de urticária em crianças e adultos pode não ter um desencadeante específico. A urticária se manifesta e vai embora e não identificamos o que causou. E finalmente, parte dessas urticárias agudas sem causa aparente vão evoluir para uma urticária crônica. Mas isso é assunto para outro post.

, Urticária em crianças, Pop Pediatria - Clinica Pediátrica de Excelência

//TAGS
Urticária em crianças, pediatra, urticária, crianças, sintomas, medicamentos, infecções, vírus, resfriado, alimentos, alergia, crônica, AINEs, antibióticos

POP Pediatria: Cuidado humanizado, de excelência e acessível!

Telefone: (11) 2941-1817
Telefone: (11) 2941-4000
Endereço: Segunda a sexta-feira, das 9:00 as 18:00
Agendamento Online

desenvolvimento