Rotavírus

Rotavírus, pediatra, RNA, ingestão, água, incubação, contaminados, vírus, diarreia, sintomas, vômitos, febre, desidratação, graves

➡️O QUE É O ROTAVÍRUS?

Trata-se de um RNA vírus da família Reoviridae, transmitido por via fecal-oral, podendo ocorrer através do contato com pessoas infectadas, ingestão de alimentos ou água contaminados, contato com objetos contaminados e embora seja menos comum, através de aerossóis (propagação pelo ar). O vírus é encontrado em altas concentrações nas fezes de crianças infectadas.

O período de incubação do rotavírus costuma ser de 2 dias em média. Geralmente, o pico de transmissão ocorre entre o 30 e 40 dias de sintoma, mas o paciente pode excretar vírus nas fezes até após a resolução completa da diarreia.

Os sintomas mais comuns são:
• Vômitos frequentes e súbitos;
• Diarreia aquosa;
• Febre alta.

Nos quadros graves, pode ocorrer desidratação grave e até a morte, se o tratamento de suporte não for iniciado brevemente. A infecção por rotavírus é uma causa frequente de diarreia em crianças, e pode causar desidratação, evoluindo com graves complicações se não for manejada adequadamente. Se o seu filho receber o diagnóstico de rotavirose, mantenha uma boa hidratação, e procure o serviço de emergência pediátrica se necessário. Previna-se contra a infecção mantendo as medidas de higiene básicas, uma boa alimentação e mantenha o aleitamento materno.

, Rotavírus, Pop Pediatria - Clinica Pediátrica de Excelência