Agendamento Online

Refluxo gastroesofágico (RGE): Quando os pais devem se preocupar?

Refluxo é o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, independentemente de sua origem. Não devemos confundir com regurgitação, que é apenas o retorno de pequenas quantidades do alimento do esôfago para a boca, conhecida como golfada.

O refluxo fisiológico, presente nos primeiros meses de vida, apresenta resolução espontânea, na maioria dos casos, e está relacionado com a imaturidade do trato digestivo. O crescimento da criança é normal, e não há outros sintomas ou complicações associadas. A frequência de regurgitações diminui após 6 meses de idade, coincidindo com a introdução alimentar e adoção de postura mais ereta pela criança. Com o amadurecimento da criança, os sintomas diminuem e desaparecem.

O refluxo patológico, ou “Doença do Refluxo Gastroesofágico” (DRGE), é uma condição menos frequente e cursa com sintomas que incomodam o paciente, exigindo abordagens diagnóstica e terapêutica diferenciadas. Pode apresentar déficit do crescimento ou dificuldade de ganho de peso, dor abdominal, irritabilidade, broncoespasmos, pneumonias de repetição ou complicações otorrinolaringológicas, exigindo diagnóstico adequado e atenção na escolha do tratamento.

POP Pediatria: Cuidado humanizado, de excelência e acessível!

Telefone: (11) 2941-1817
Telefone: (11) 2941-4000
Endereço: Segunda a sexta-feira, das 9:00 as 18:00
Agendamento Online

desenvolvimento