Agendamento Online

Frio: período crítico para quem tem asma

Trata-se de uma doença inflamatória que atinge os brônquios (canais por onde o ar passa para chegar nos pulmões). Nos pacientes asmáticos estes canais estão mais estreitos, o que dificulta a passagem de ar fazendo com que os sintomas da asma apareçam.

Quando ocorre uma troca de temperatura bastante brusca, como registrada nos últimos dias, as vias respiratórias ficam muito mais sensíveis. Isso ocorre porque o ar muito frio e seco pode irritar os brônquios, desencadeando crises de falta de ar e tosse. Esse período é crítico para quem sofre de asma, necessita de cuidado redobrado, atendimento médico rápido e ainda mais atenção ao tratamento para o paciente não apresentar nenhum sintoma e a doença não se agravar.

A asma não tem cura mas há tratamento para se tornar menos aguda, fazendo com que o paciente tenha uma vida normal. É uma doença que varia de pessoa para pessoa e até num mesmo indivíduo: tem épocas que pode ser muito leve e os sintomas desaparecerem e tem momentos em que pode piorar muito, necessitando atendimentos de emergência e até mesmo internação.

O tratamento da asma é medicamentoso, com o objetivo de evitar as crises e a necessidade de remédios para aliviar seus sintomas. Realizado corretamente, evita a perda futura da  capacidade respiratória. Mas é importante destacar que mesmo sem crises, estas vias ficam inflamadas e reagem de maneira anormal aos estímulos, por isso, é indispensável manter o tratamento mesmo quando se está bem, e nunca medicar o paciente por conta própria. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a asma é uma doença grave e pode até matar!

Venha também no Instagram: https://www.instagram.com/p/CdZFo8blu7G/

POP Pediatria: Cuidado humanizado, de excelência e acessível!

Telefone: (11) 2941-1817
Telefone: (11) 2941-4000
Endereço: Segunda a sexta-feira, das 9:00 as 18:00
Agendamento Online

desenvolvimento