Doença mão-pé-boca é contagiosa

Doenca mao pé boca e contagiosa infancia cinco anos sintomas lesoes manchas vermelhas boca amigdalas genital vomitos diarreia apetite

👶🏿🧒🏼DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA

Trata-se de uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus:

🔸É mais comum na infância, antes dos cinco anos;
🔸Sintomas: febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões, manchas vermelhas com vesículas na boca e amígdalas, pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital. Podem apresentar também mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia. Por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação;

🔸A transmissão se dá pela via fecal ou oral, através do contato direto entre as crianças ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados.

🔸O diagnóstico é clínico, baseado nos sintomas, localização e aparência das lesões. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, regride espontaneamente depois de alguns dias.

🔸O tratamento é sintomático e o ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta. Alimentos pastosos, como purês e mingaus são mais fáceis de engolir; já os alimentos ácidos, muito quentes e condimentados são mais difíceis;

🔸Lembre sempre de lavar as mãos antes e depois de lidar com a criança doente, ou levá-la ao banheiro. Se ela puder fazer isso sozinha, insista para que adquira e mantenha esse hábito de higiene mesmo depois de curada.

Doença mão-pé-boca é contagiosa, infância, cinco anos, sintomas, lesões, manchas vermelhas, boca, amígdalas, genital, vômitos, diarreia, apetite