Doença inflamatória intestinal

Doença inflamatória intestinal, pediatra, inflamação, doença, sintomas, crônica, digestivo, infância, diarreia, abdominal, sangramentos, remissões, diagnóstico, exames

➡️DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL

A doença inflamatória intestinal é uma patologia crônica que acomete o trato digestivo. Os dois principais tipos são a retocolite ulcerativa e doença de Crohn. Nas duas, a superfície do intestino fica inflamada. As causas continuam desconhecidas, entretanto, acredita-se que a doença se desenvolva em pessoas geneticamente predispostas associadas a fatores desencadeantes, provavelmente ambientais e/ou infecciosos.

A doença tem-se apresentado cada vez mais freqüente em crianças, manifestando-se na infância e adolescência, onde geralmente tem um comprometimento mais agressivo e extenso comparado com adultos. Vários casos já são diagnosticados antes dos dois anos de vida.
Os sintomas mais comuns em ambas as doenças são diarreia e dor abdominal, frequentemente associadas a sangramentos, perda ou baixo ganho de peso e déficit de crescimento. Variam de leves, moderados a severos e podem diminuir durante as remissões.

O diagnóstico da doença é confirmado por avaliação clínica e uma combinação de investigações baseadas em exames. O tratamento dos pacientes depende da gravidade e segmento do intestino acometido.