DOENÇA CELÍACA

DOENÇA CELIACA doenca celiaca reacao saude gluten inflamacao poppediatria lesao intestino cronica distensao abdominal fadiga biopsia vomitos

?VAMOS FALAR SOBRE DOENÇA CELÍACA?

A doença celíaca é caracterizada por uma reação autoimune ao glúten em indivíduos geneticamente predispostos, e cursa com inflamação e lesão no intestino. Essa inflamação crônica intestinal leva à má absorção dos alimentos e, por consequência, danos à saúde.

Nas crianças, os principais sintomas da doença celíaca são: distensão abdominal e dor, diarreia crônica, vômitos e constipação. Mas também podem apresentar outros sintomas não digestivos, como fadiga, irritabilidade, problemas comportamentais, retardo de crescimento e de puberdade, e atraso no desenvolvimento.

O diagnóstico é feito através do quadro clínico, exames de sangue (dosagem de anticorpos específicos) e, quando necessário, biópsia intestinal.
Se você tem dúvidas sobre a doença celíaca, agende já uma consulta. Vamos avaliar os sinais e sintomas apresentados e solicitar exames para confirmar o diagnóstico

, DOENÇA CELÍACA, Pop Pediatria - Clinica Pediátrica de Excelência

DOENÇA CELÍACA, doença, celíaca, reação, saúde, glúten, inflamação, poppediatria, lesão, intestino, crônica, distensão, abdominal, fadiga, biópsia, vômitos